Chegar à terceira idade com qualidade de vida tem muito a ver com uma alimentação saudável e equilibrada, e nesta fase é preciso um cuidado especial com o que se ingere a fim de manter a saúde e os nutrientes que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Descubra seis que são grandes aliados.

  • Leite e derivados, como iogurtes e queijos: são boas fontes de cálcio, que previnem a osteoporose, muito comum na idade. A deficiência deste nutriente é perigosa, pois se o idoso sofrer uma queda poderá ter uma fratura o que o impossibilitará de realizar suas atividades. Fica a dica dos lácteos sem lactose para os intolerantes.
  • Frutas cítricas: opções como laranja, açaí, abacaxi, morangos, maracujá e limão são fontes de vitamina C, importante antioxidante que fortalece o sistema imunológico e previne contra infecções respiratórias.
  • Clara de ovo: fonte de proteína, indispensável para a saúde muscular.
  • Aveia: fonte de energia e fibras para estimular o intestino e prevenir o aumento do colesterol.
  • Água: essencial para o bom funcionamento do organismo, previne a infecção urinária, regula a temperatura corporal, controla a pressão sanguínea e previne câimbras.
  • Alimentos fontes de ferro: como carne vermelha, agrião, feijão e rúcula ajudam a prevenir a anemia ferropriva.

 

Fonte: Daqui Dali