Nesses dias de frio e clima seco, as chances de contrair uma temida “virose” aumentam. Um quadro de gripe pode levar a febre alta, dores de cabeça, fadiga, dores musculares e diarreia.

Diarreia é um distúrbio do organismo em que a pessoa tem o aumento do peristaltismo (movimento involuntário) do intestino, o que leva ao aumento do número de evacuações e mudança na consistência das fezes, que se tornam mais líquidas. Muitos chamam de “intestino solto”.

É preciso cuidar da alimentação para melhorar, ter uma boa hidratação ao longo do dia para não desidratar. Não fazer jejum.

roseli2

 

O que é indicado:

  • 1,5 – 2 litros de água ao longo do dia, ou hidratar com chás, limonada ou sucos de maracujá ou goiaba coados e sem açúcar;
  • Prefira sopas de legumes, purês, macarrão, arroz, tapioca, torradas, bolacha água e sal, carnes  sem gordura, gelatina, sagu;
  • Frutas como maçã sem casca, goiaba sem casca, banana maçã, maracujá, limão.

O que você deve evitar:

  • O consumo de fibras, verduras, legumes e frutas cruas; Leite e derivados como queijo, iogurtes, creme de leite; Alimentos integrais como aveia, pão integral, arroz integral , granola, etc;
  • Produtos dietéticos com sorbitol, xilitol e manitol;
  • Oleaginosas como castanhas, amendoim, nozes, amêndoas;
  • Bebidas alcoólicas, café, bebidas gaseificadas como refrigerante, água com gás, sucos com açúcar;
  • Alimentos ricos em gorduras como salgadinhos de pacote, pastel, coxinhas,etc;
  • Alimentos condimentados como ketchup, mostarda, pimenta, temperos prontos industrializados;
  • Doces concentrados à base de leite condensado, bolachas e bolos recheados.